domingo, 12 de abril de 2015

O que é o Arduino?

 O que é o Arduino?
 O Arduino é uma placa utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos e de uma forma mais fácil. O Arduino pode ser alimentado por uma fonte de, no mínimo 7 volts e, no máximo 35 volts, com uma corrente mínima de 300mA, já a placa, ela funciona com 3.3 volts e com 5 volts.

Portas digitais e analógicas
  O Arduino contém seis portas analógicas e 13 portas digitais. as portas analógicas tem a função de ler sensores e também tem a funcionalidade de entrada e saída de propósito geral ( a porta digital 13 tem a mesma função).
  Portas digitais são aquelas que podem assumir apenas dois níveis lógicos, nível alto e o nível baixo. Normalmente, o nível alto é a tensão da alimentação do Arduino, que seria 5V ou 3,3V, e o nível baixo é o 0V, ou GND(terra). Essas portas podem asumir dois possíveis modos de operação, o modo de entrada e o modo de saída.

 Portas de energia   
   As portas de energia elas tem a função de passar a energia para a Protoboard, passando para os sensores, leds, e tudo o que estiver ligado à ela.
   No Arduino possui duas portas de 5V e uma porta de 3,3V como alimentação. Contém também três portas de GND (terra). Essas portas são localizadas, como na foto, à cima das portas analógicas.



Entrada USB e Botão Reset
   A porta USB tem a função tanto de servir como fonte dando a alimentação para a placa, quanto para passar as informações de sua IDE (que tem como linguagem C/C++), pelo computador, para o Arduino. O botão reset, localizado ao lado direito da entrada USB serve para resetar um projeto, voltar o projeto ai início. Se o projeto não tiver a repetição em sua IDE, usa-se o botão reset para iniciar novamente o projeto, depois que ele ja foi iniciado.

Fonte
   A fonte, pode ser de no mínimo 7V e no máximo 35V para alimentar a placa dependendo do seu projeto.


Referências: http://renatoaloi.blogspot.com.br/2012/03/portas-analogicas.html;
http://allelectronics.com.br/saidas-digitais/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário